Saturno entrou em Aries agora no mês de Maio, retrograda em Julho e volta a andar direto em Novembro.
Então, antes da gente falar sobre Saturno em Ares especificamente, a gente tem que entender quem é Saturno.
Saturno é o planeta que no nosso mapa, primeiramente, indica o responsável pela nossa criação que deu limites. Pode ser a mãe, pode ser o pai, avô.
Era antigamente o indicador do pai. Mas hoje a gente já sabe que não é muito assim que a banda toca.
Então, é uma área que a gente costuma lidar com muito limite. A gente tem pouco recurso e aprende a lidar com essa falta de recurso. O tempo também é mais dilatado, então aquela área se desenvolve um pouco mais devagar do que as outras. A gente tem medo, se sente um pouco cerceado, e dependendo da casa, inclusive, sente uma secura emocional, ou financeira, etc.
A gente tem que tomar só um certo cuidado com as palavras dentro da astrologia, porque a astrologia precisa de uma certa rigidez conceitual, para que a gente não fique se engalfinhando e pegando um conceito e abrindo demais e aí saindo do que realmente significa.
Pois eu li em várias mídias sociais, alguns produtores de conteúdo - não necessariamente astrólogos - algumas pessoas colocando como se (1) fosse um jogo; (2) em um lugar um tanto cristão. No sentido de Saturno ser como se fosse o Deus do Antigo Testamento: punitivo, cobrador, que vai acabar com a sua vida, que pede sacrifícios em nome d’Ele.
A gente não pode esquecer que a nossa astrologia é descendente das interpretações e sistematizações dos gregos, que também trocaram muito com os árabes, então, colocar conceitos ou ideias por trás de cunho cristão não faz muito sentido.
Saturno é sim o juiz e Saturno vai cobrar, mas ele tem um motivo um pouco maior do que só aceitar esses sacrifícios em prol de um ego de um Deus. Essas cobranças, elas vêm justamente porque ele sabe o nosso tamanho verdadeiro: nem tão grandes, nem tão pequenos. E porque nós temos responsabilidades na Terra, nós encarnamos também por algum motivo, e ele vem questionar o que a gente está fazendo com essas responsabilidades.
Ao mesmo tempo, ele tem um lugar que esse Deus cristão talvez não tenha, pelo menos não na encarnação, que é de tudo que você planta e cuida com esmero,dedicação e zelo, você vai colher em vida.
Então tem que tomar um certo cuidado para a gente não achar Saturno como o Deus cristão e sim como um Deus primordial grego. É o Deus do Tempo, é o Deus da castração, é o Deus da poda para trazer espaço para o novo.
Pensando em Saturno em Aries, a gente vai juntar todas as características de Saturno com as de Aries. E que sim, de um primeiro momento, pode existir um estranhamento nessas características.
Porque Saturno vai falar do Tempo, das coisas sendo criadas a longo prazo, da responsabilidade, da cautela, do medo. E Aries vai falar da coragem, da ansiedade, de querer resolver tudo sozinho. Mas também da inventividade, da criatividade, da busca por autonomia e independência.
Então, a gente faz uma grande “receita” dessas qualidades.
E para quem tem Saturno em Aries e vai passar pelo seu retorno (primeiro ou segundo) é uma chamada de atenção.
O primeiro ponto que eu gostaria de trazer, é na forma como você busca sua identidade, como você busca sua autonomia. É uma análise muito profunda de como você se posiciona no mundo, porque às vezes você pode ter medo de se posicionar, medo de colocar limite, medo de ser quem você é.
E aí Saturno vem nesse lugar, talvez de questionamento, mais do que de uma cobrança, de falar como que você está fazendo esse movimento de busca pela sua independência e autonomia. Exige coragem, mas também exige prudência. Exige ação, mas exige planejamento.
Então você vê que não é necessariamente obtusa ou contrária essa configuração. Na verdade, ela é muito complementar.
Se a gente pegar imagens, Saturno é o velho e Aries é a criança do zodíaco. Então a gente está aliando a experiência, sabedoria, conhecimento, tempo e paciência com a vontade de fazer acontecer, a coragem, a docilidade, mas não a docilidade de abaixar a cabeça, e sim a pureza ou a inocência de não conhecer as coisas, de não ver tanta maldade nas coisas. Porque quando a gente já prevê que a gente vai lidar com pessoas ou situações ruins, às vezes a gente até de se movimentar.
Saturno em Aries pode exigir uma análise tanto profunda quanto minuciosa, de como a gente administra esse tempo, principalmente para quem já tem Saturno em Aries, porque tem essa dificuldade de sacar o seu tempo e o tempo social, já que Saturno vai falar de questões sociais, de máscaras sociais, do coletivo.
Como é que a gente administra esse tempo interno e também, o externo, de querer fazer as coisas? Às vezes, a gente está com demandas externas absurdas e não tem tempo nem pra ir no banheiro. E, às vezes, a gente tem demandas internas absurdas, e acaba meio que deixando o externo de lado.
E aqui não tem necessariamente certo e errado, são só movimentos da vida. Mas é necessário analisar todo excesso, principalmente neste período. Saturno vai reger algumas partes do corpo, que podem trazer paralisações, somatizações, a gente tem que tomar um pouco de cuidado com os excessos.
A gente tem que olhar para a área da vida que a gente tem em Aries no nosso mapa. E ali, por dois anos e meio, a gente vai ver mudanças que são significativas, e ao mesmo tempo, muito minuciosas, assim. Diferente de Saturno em Capri ou Aquário, que está confortável nestes signos, em Aries, a a minúcia está em outro lugar: onde é que eu aperto o freio? Onde é que eu acelero? Onde é que eu busco ser eu? Onde é que eu silencio? Onde é que eu não vou com a manada, porque isso não faz parte da minha essência?
E essas respostas não são óbvias, certo? Porque às vezes a gente concorda, com algumas coisas que passam nas mídias sociais. Outras a gente tem medo de concordar. Outras, é melhor a gente não falar que a gente não concorda. Porque a comunicação na internet tem ficado cada vez mais violenta.
A escuta não tem brecha.
Então, aquela área que você tem em Saturno, é tanto trazer um certo compromisso com aquela área, uma seriedade, buscando a SUA seriedade.
O que é compromisso para você? O que é constância para você? O quê, dentro da sua realidade, você consegue modificar para criar essa responsabilidade?
Às vezes, a sua constância é manter a flexibilidade da sua rotina. É manter a flexibilidade da sua alimentação. Manter a flexibilidade das suas finanças.
Trazer um olhar um pouco mais sério para as entradas e saídas. Um olhar mais sério para a sua saúde, para a sua apresentação social.
Não é um sério de: “Ah, eu vou usar só tons terrosos para passar seriedade.”
Às vezes você é monitor de escola e você já tem o uniforme de trabalho.
Mas como que você passa essa segurança para essas crianças, para esses pais, para esses professores, passa a seriedade, compromisso no seu trabalho?
Não necessariamente sendo o monitor mais chato do universo. Mas é sendo você, porque às vezes você é um monitor brincalhão, ou um monitor preocupado, ou um monitor um pouco mais conversante.
Então tem muito a ver com se aprofundar em si mesmo, colocando limites, do que necessariamente se agarrar a uma necessidade social de parecer alguma coisa.
Como é que você leva a seriedade para a sua simplicidade?
Como que você leva a seriedade para uma busca espiritual?
Às vezes você queria, começar a frequentar alguma casa, algum templo, alguma igreja, e talvez Saturno te empurre para esses lugares, dependendo da casa que ele estiver.
Seriedade também com os cuidados psíquicos, psiquiátricos, seriedade nas criações artísticas, seriedade na relação com os filhos.
Às vezes, a relação com os filhos fica um pouco mais distante, um pouco mais seca, porque cada um está buscando a sua autonomia, e não quer dizer que isso signifique falta de amor. É que tem fases também no desenrolar dessas crianças e adolescentes que a gente talvez tenha um pouco de dificuldade também de entender. Se eles estão crescendo, eles realmente não fazem mais parte de nós, do nosso corpo. Assim como nós também estamos envelhecendo, que é coisa de Saturno.
É claro que você pode ir até um profissional e ver com ele como esse trânsito de Saturno vai agir no teu mapa, mas a percepção desses planetas em movimento é individual. Quem diz o que está acontecendo é o próprio nativo. Isso também é um grande trabalho de Saturno em Aries, da gente não ficar tão dependente de falsas figuras de poder ou de referência para ditarem o que a gente deve pensar e sentir. Nós buscamos autonomia e coragem para falar o que a gente vive, e não ficar mais atrás de influencer ou de pastor ou de qualquer outro intermediando o saber ou o valor das coisas.
Nós é que temos que criar isso dentro da gente.