*Aqui não é um lugar nem proposta para se criar polêmica*
É para a gente entender como a ferramenta IA funciona e qual a diferença para um cartomante - pessoa:
Fui ao CHAT GPT e as primeiras perguntas que eu fiz foram sobre meu trabalho, de maneira bem objetiva:
*como trazer mais clientes para a página
*como melhorar a interação com os clientes
*quais as melhores redes para chegar em novas pessoas
(vejam que são perguntas objetivas e focadas, sem tanta margem para muitas interpretações)
Todas as respostas apareceram a partir de tiragens de 3 cartas.
Isso não é necessariamente bom ou ruim - o fato de só ter esse tipo de tiragem - mas existem milhares de outras que podem ser mais apropriadas para cada tipo de pergunta, trazendo mais complexidade e ajudando a costura a ser mais facilmente compreendida pelo cartomante
As respostas vinham como
passado - presente - futuro
problema - solução - resultado
Quando eu lia o conteúdo da explicação de cada carta, não havia informações erradas, então a IA foi bem alimentada nesse aspecto até agora.
Mas chegando no conselho, é onde começa a ficar estranho.
Ele virava uma síntese das cartas, fosse das duas últimas ou de todas as três.
Para um cartomante, conselho geralmente é tirado em separado ou tira-se uma carta a mais. Existe também uma adição dos números dos Arcanos até que se encontre um terceiro, que também é outra técnica, mas não era o caso que a IA estava usando.
Aí eu me pergunto, como que o resultado de uma situação também é conselho?
Outro ponto que constatei foi quando a Roda saiu como resposta.
A descrição era um resultado que indicava abertura para novidades, para a vida girar.
PORÉM
A Roda é uma carta de resultado dúbio, a gente não sabe se ela vai nos levar para cima ou passar por cima da gente - precisamos esperar um tempo para ver os próximos episódios.
Um cartomante tem essa “carta na manga” de pegar um arcano menor, ou perguntar especificamente da Roda neste caso, e a IA ainda não tem a finesse de reconhecer resultados com cartas dúbias
Depois fiz perguntas mais sensíveis - sentimentais:
*relação com o trabalho
*trajetória enquanto profissional
*como eu poderia me sentir melhor em relação à trajetória
Os resultados foram parecidos, partindo de tiragens de 3 cartas
Mas não tem costura nem contexto dentro da ferramenta, então coisas que eu já tentei e já vivi, ela coloca como se fosse A solução do problema - a priori, um consulente faria o mesmo se ele não tivesse contexto também
Eu acredito ser meio inútil a gente demonizar; acho que a gente deve entender a ferramenta e entender suas diferenças para com uma pessoa
Os macetes e a sensibilidade são características nossas, além da empatia
PORÉM (2)
Eu saquei porque o consulente prefere ir ao chat gpt tirar Tarot:
A internet deixa a gente tão acachapado, tão 2D, basicamente apáticos,
a ponto da gente nunca achar que nossas perguntas são importantes o suficiente para pagar alguém para ler para nós
Outro ponto que percebi e que conversei com amigos, é que tudo tem que ser lúdico e brincadeira, trazendo essa ideia do teste: vamos testar o chat?
E outro ponto, é que por não ter limite de pergunta ou de tempo, vc acaba esgarçando as perguntas, e no momento de angústia, isso é ineficiente. Com um cartomante, vc é obrigado a elencar o que mais te angustia no momento, e sair da consulta pensando sobre o que foi falado, respirar, fazer outras coisas, e então decidir o que precisa. Eu senti que depois que perguntei tudo que eu queria, eu só fechei a tela e voltei como se nada tivesse acontecido.
A gente não consegue ver valor na própria angústia, a ponto de achar que uma pergunta não vale nem 5 nem 500 reais. Nossas dúvidas vivem sempre no banco de reservas. Isso dificulta ainda mais a gente lidar com nossos sofrimentos.
Isso indica muito como a gente se relaciona - conosco e com outros. Temos a questão da confiança, da vergonha, da grana (até certo ponto eu entendo, mas hoje mesmo vi uma moça que cobrava 2 reais para tirar Tarot, então, acho que uma boa busca resolve a questão de orçamento).
O chat não vai dar conta de perguntas muito sensíveis. Nós, cartomantes, lidamos com problemas reais. Essa ferramenta não vai olhar pra vc e perceber que está ragilizada e talvez não precise de uma leitura mas sim outro profissional. Nós, pessoas FÍSICAS, entregamos o contato desse profissional em tuas mãos.
Eu imagino que talvez, mais pra frente, seja uma questão de gosto, e qualquer escolha terá seus ganhos e suas perdas. Mas nós não podemos perder a maturidade de lidar com essas novas tecnologias e esquecer também ou ser ingênuos e não pensar nos interesses que existem por trás desses avanços tecnológicos.
Não acho que é uma troca exatamente EFICAZ - no momento.
Discussão sobre este post
Nenhuma publicação